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8 Tendências de Comunicação Interna para se inspirar e aplicar em 2021

Comunicação Interna

8 Tendências de Comunicação Interna para se inspirar e aplicar em 2021

Cristiano Sacramento
Escrito por Cristiano Sacramento em 3 de fevereiro de 2021

Com o final de 2020, todos estamos na expectativa de um ano melhor, não é mesmo?

Afinal, o início da vacinação representa um recomeço para pessoas e empresas.

E falando nisso, como você está preparando a comunicação interna da sua empresa para esta retomada?

Para ter sucesso em 2021, você precisará ter uma comunicação interna efetiva, humana e capaz de criar laços profundos com o seu colaborador.

Mas, não se preocupe. Você está no lugar certo.

Neste texto vamos compartilhar as melhores tendências de comunicação interna para 2021.

Com isso, você terá orgulho do seu plano de comunicação.

Preparado? Vamos nessa.

#1 Comunicação humanizada

tendências comunicação interna 2021 , humanização

Uma comunicação interna humanizada é tratar o colaborador em sua totalidade, ou seja, como um ser emocional, racional e com altos e baixos.

Mas, por que isso é importante para 2021?

Como sabemos, um dos principais efeitos da pandemia foi a necessidade de empresas adotarem o home office em tempo integral.

Com isso, as empresas perderam alguns benefícios que apenas o contato pessoal é capaz de oferecer, como: “o olho no olho”, atenção plena, entre outros.

Por outro lado, enquanto algumas empresas tiveram dificuldades com essa adaptação, outras nem tanto, pois já estavam acostumadas com o trabalho remoto.

Então, em 2021 a humanização da comunicação pode ajudar empresas a criarem conexões mais profundas com os colaboradores mesmo com o trabalho remoto.

Como aplicar?

Antes de tudo, claro, é preciso conhecer bem o seu colaborador, e para isso pesquisas podem ajudar.

Além disso, a principal ferramenta para humanizar sua comunicação é a empatia, ou seja, tentar enxergar a partir dos olhos do colaborador.

Fora isso, há algumas técnicas que você pode usar agora mesmo.

Por exemplo: escreva comunicados na 2º pessoa, isto é, utilize com mais frequência palavras como: “você” e “sua” e, quando possível, o próprio nome do colaborador.

Pode parecer simples, mas essa técnica tem o poder de despertar a identificação do colaborador com a sua mensagem.

Dica:

Leia nosso artigo: Comunicação Não Violenta – Aprenda o Princípio da Comunicação Humanizada nas Empresas e veja como aplicar essa técnica.

#2 Comunicação interna como um canal seguro e confiável de informações

Sabia que as pessoas acreditam mais em empresas do que no governo e na mídia?

Esse é o resultado da pesquisa Trust Barometer 2020 realizada com 34 mil pessoas em 28 países.

Segundo a pesquisa, no Brasil 64% dos entrevistados disseram confiar no empregador.

Em contrapartida, quando perguntado sobre outras fontes, 44% disseram confiar na mídia, enquanto 37% dizem confiar no governo.

Isso pode ser reflexo do aumento das fake news – principalmente nas redes sociais.

Assim, as pessoas depositaram sua confiança naquilo que é familiar, como amigos e empresas.

Como aplicar?

Dado a responsabilidade de se manter como canal de confiança, o cuidado dos profissionais de comunicação é de validar toda e qualquer informação seja de fonte interna ou externa.

E claro, na dúvida, não publique.

Dica:

Para aprender a se comunicar estrategicamente com seu colaborador, veja esse artigo: Comunicação Estratégica: Confira Como Aplicar na sua Empresa

#3 Adaptar o físico para o digital

Além da necessidade de transferir o trabalho presencial para o remoto, outro desafio aparece pelo caminho das empresas:

Como fazer ações de endomarketing e engajar remotamente?

Durante à quarentena, essa pergunta forçou empresas a usarem criatividade.

Dado as incertezas quanto à aplicação de vacinas e a retomada segura ao escritório, essa tendência deve permanecer em 2021.

Como aplicar?

Uma forma de adaptar eventos presenciais para o remoto é revendo e diminuindo a versão original.

Além disso, uma boa estratégia é unir o físico ao digital.

Por exemplo, a Certsys adaptou uma degustação de vinho para o “online”.

Para isso, enviaram garrafas de vinho por correio e fizeram uma live com um sommelier.

Assista ao vídeo com esta história aqui

Dica

Veja como a Certsys e outras empresas adaptaram eventos físicos para digital neste webinar realizado pela SimbioX.

#4 Conferências e vídeos chamadas

tendências comunicação interna 2021 , videoconferencia

Nunca se usou tanto ferramentas de comunicação remota durante à quarentena.

Por exemplo: a plataforma de comunicação Microsoft Teams cresceu 37% em apenas 7 dias no início de Março.

Mas, fora o benefício da comunicação remota, as empresas perceberam outra vantagem em usar essas plataformas: a produtividade.

Segundo uma pesquisa do Datasenado, pessoas trabalhando remotamente tiveram um aumento de 41% na produtividade.

Fora isso, na mesma pesquisa, os profissionais apontaram essas vantagens do trabalho remoto:

  • Horário flexível;
  • Ter mais tempo para a família;
  • Economizar o tempo de deslocamento para empresa.

Como aplicar?

Escolha uma ferramenta da sua preferência, mas observe se a ferramenta oferece outros recursos para te ajudar na produtividade, como: compartilhamento de arquivo e integração com outras plataformas.

Dica

Confira este artigo completo sobre como usar os melhores recursos do Microsoft Teams para colaboração e produtividade.

#5 Indicadores

Com o trabalho remoto permanecendo como tendência em 2021, surge uma outra preocupação: como medir os resultados de comunicação interna remotamente?

Ebooks

Microsoft Planner: Como usar para aumentar a produtividade da sua equipe

Para isso, será necessário usar plataformas como: Google Analytics, Microsoft Planner, Slack, entre outros…

Como aplicar?

Use o Google Analytics integrado aos seus canais de comunicação para medir engajamento. Agora, para ajudar a manter o trabalho remoto organizado, invista em ferramentas como o Planner e Slack.

Se seu canal de comunicação como a Intranet não é integrado ao Google Analytics, conheça a Intranet Fast e aproveite esse recurso

Dica:

Para ter uma noção sobre o que são indicadores e quais acompanhar, veja esse artigo:

Tipos de Indicadores de Desempenho: entenda porque sua empresa precisa.

#6 Chatbot

Quantas dessas perguntas você já recebeu na sua empresa?

  • Quando posso voltar ao escritório?
  • Como agendar minha ida ao escritório?
  • Como marcar meu ponto remotamente?
  • Quando cai meu salário?
  • A empresa vai emendar o feriado?

Automatizar parte da comunicação interna continuará como uma boa estratégia para personalizar e melhorar a experiência do colaborador.

Para isso, chats são uma ótima opção.

Isso porque, esse tipo de ferramenta é capaz de responder perguntas simples e repetidas com mais rapidez.

Como aplicar?

Algumas empresas como a Zenvia e Take oferecerem chatbots personalizados.

Agora, há opções focadas em comunicação interna, como o SX bot da SimbioX.

A vantagem desse chatbot é a integração com a Intranet Fast.

Além disso, esse chatbot já está capacitado a responder mais de 1.000 perguntas comuns de colaboradores.

Dica

Conheça na prática como funciona o SX bot integrado a Intranet preenchendo este formulário.

#7 Saúde Emocional

tendências comunicação interna 2021 , saúde emocional

A quarentena teve efeitos negativos, não restam dúvidas.

Talvez, o mais perigoso foi o aumento de ansiedade e depressão.

Durante Março e Abril de 2020, uma pesquisa da UFRJ apontou aumento de 90% de casos de depressão e o dobro de casos de crise de ansiedade e estresse agudo.

Ebooks

5 dicas para você se cuidar na quarentena

Como aplicar?

Em 2021, invista em programas de cuidado ao colaborador.

Aproveitando recursos como: lives com especialistas, canais de atendimento (WhatsApp, Teams, Slack) e sessões de ajuda profissional.

Dica:

Em Setembro realizamos uma live com a Psiquiatra Letícia Gagliano. Na live, compartilhamos dicas valiosas sobre saúde mental e emocional.

Confira a live e se inspire para criar ou aperfeiçoar seus programas de cuidado ao colaborador em 2021.

#8 Atividade física no trabalho

Associar alguma atividade física na rotina do escritório vai te ajudar a ter colaboradores mais felizes e saudáveis.

Isso porque, a atividade física melhora a autoestima, reforça o sistema imunológico, reduz ansiedade, depressão e ajuda na qualidade do sono.

Como aplicar?

Crie campanhas de comunicação interna e endomarketing para estimular a prática de atividades físicas.

Por exemplo, na SimbioX realizamos uma campanha onde cada colaborador enviava uma foto praticando atividade física e recebia pontos por isso.

atividade física em grupo em vídeo chamada

Os pontos podiam ser trocados por vouchers, livros e almoços grátis.

Invista também em lives, workshops e sessões de treinos com profissionais ou colaboradores capacitados.

Dica

Na SimbioX realizamos também encontros semanais com um profissional de educação física. Nas aulas, fazíamos tanto exercícios de alongamento quanto de força.

Pessoa nadando.

Veja alguns resultados informados pelos colaboradores:

  • Perda de peso;
  • Aumento da disposição;
  • Revisão dos hábitos alimentares.

Conclusão

A comunicação interna continuará a ser um canal fundamental para qualquer empresa que deseja se conectar e passar uma mensagem clara e inspiradora para seus colaboradores.

Assim, essas tendências não são meras apostas para o futuro, na verdade, são lições aprendidas em 2020 que podem te inspirar a construir um 2021 melhor.

E nada melhor que contar com um bom portal de serviços de comunicação completo para deixar sua empresa preparada para os desafios de 2021, certo?

Então, conheça a Intranet Fast, uma plataforma para você estimular a colaboração, promover o engajamento e manter seu colaborador atualizado com tudo o que há na sua empresa.

Clique aqui e agende um horário grátis com um dos nossos especialistas.

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