15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente.

Essa é uma das poucas datas comemorativas que representam tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Afinal, todos nós somos cliente de alguém.

Por isso, a data é uma oportunidade para sua empresa homenagear as empresas (ou pessoas) a qual ajudam seu negócio a crescer.

Mas, o que fazer no Dia do Cliente?

Para te ajudar a preparar uma campanha do Dia do Cliente, neste texto você verá 5 ideias para se inspirar.

Preparado?

Origem do Dia do Cliente

A data foi criada há mais de uma década pelo empresário João Carlos Rego.

O empresário demonstrava talento para área de vendas desde pequeno.

O jovem começou vendendo ingressos de quermesses para no futuro se tornar executivo de grandes instituições financeiras.

João idealizou o Dia do Cliente com o objetivo de agradecer uma das pessoas mais importante para qualquer negócio: o cliente.

Conforme escrito no site oficial diadocliente.com.br:

O DIA DO CLIENTE está concebido para ser um dia de homenagens e de agradecimentos. Um dia para mostrarmos a nossos Clientes o quanto eles são importantes para nós.

Um dia para brindes, promoções, campanhas publicitárias, campanhas de venda, decorações especiais, anúncios e eventos e tudo mais que puder ser feito para reverenciar a figura do Cliente.

Repare como na frase acima já há algumas ideias sobre o que fazer nesta data.

Porém, preparamos mais algumas sugestões para te inspirar.


dia do cliente 2021, desconto especiais

1 – Descontos especiais

Desconto é uma opção simples e fácil de aplicar.

Pois, basta escolher um produto(s) e inserir um desconto especial.

Esse tipo de desconto por tempo limitado ajuda a despertar o senso de urgência na compra.

Uma vez que ele precisará resgatar o desconto até o final do dia.

Aproveite para conferir quais dos produtos seus clientes ainda não possuem e crie promoções para vendê-los.

Outra sugestão é preparar um kit de produtos com desconto especial, por exemplo:

  • Kit de livros;
  • Kit de soluções (produtos digitais);
  • Pacote de cursos.

Para o cliente perceber o valor do desconto, mostre qual seria o preço original do kit inteiro.

Assim, sua promoção se tornará relevante para ele.

Por fim, se for criar um cupom de desconto, se possível, personalize.

Isto é, lembre-se de incluir no cupom alguma informação interessante. Por exemplo: nome e data em que se tornou cliente.

2 – Carta do CEO (Presidente)

Uma carta preparada pelo CEO, Diretor ou Presidente de uma empresa possui o poder de animar, motivar e servir de exemplo.

Basta lembrar da carta escrita pelo CEO da plataforma de hospedagem Airbnb, Brian Chesky.

Na ocasião, Brian escreveu sobre a difícil decisão de demitir cerca de 25% dos colaboradores da empresa.

DIA DO CLIENTE 2021

A sinceridade de Brian repercutiu na imprensa mundial, tornando um exemplo de como tratar clientes e colaboradores.

Mas, o ponto aqui é ilustrar como uma carta com sinceridade do maior representante da empresa tem o poder de impactar clientes e colaboradores.

Por isso, peça para o CEO da sua empresa escrever uma carta em homenagem aos clientes.

Peça para ele colocar os sentimentos e pensamentos sobre a importância do cliente (quanto mais natural, melhor).

Caso você tenha poucos clientes, tente fazer uma carta escrita a próprio punho.

Caso contrário, use alguma ferramenta de Marketing para disparar a mensagem.

Outra versão dessa ação é gravar um vídeo.

As regras são as mesmas. Porém, no vídeo o esforço é maior.

Contudo, o resultado fica ótimo.

Mas, sendo em carta ou vídeo, o importante é a sinceridade do CEO da empresa.

Ah! Mas, se eu não tiver um CEO na empresa?

Simples, faça você mesmo (dono).


dia do cliente 2021

3 – Presente por tempo de relacionamento

Ser lembrado pelo tempo de um relacionamento é um jeito de mostrar amor e valorização.

Isso acontece em todo tipo de relacionamento. Por exemplo, há pelo menos 10 tipos de bodas de casamento.

Inicia-se pelas bodas de papel (1 ano), até a bodas de vinho (70 anos).

Cada “bodas” carrega consigo histórias, aprendizados e claro, gratidão pela outra pessoa.

Com clientes e fornecedores não é diferente. Aliás, costumamos chamar esse processo de “relacionamento”.

No final das contas, assim como no casamento, a relação entre cliente e fornecedor é estabelecida por compromissos.

Então, aproveite isso para homenagear o tempo de relacionamento com seus clientes (ou com os principais, caso sua empresa possua muitos).

A homenagem pode ser através de presentes especiais.

Por exemplo, crie quadros comemorativas por tempo de “relacionamento com o cliente”.

Aqui na SimbioX usamos esse tipo de quadro para homenagear o tempo de casa dos colaboradores. Porém, é possível adaptar a ideia para clientes.

Veja um exemplo dessas placas:

dia do cliente 2021 quadro de tempo de casa

Se quiser o contato da nossa fornecedora, confira aqui o Instagram dela.

Mas, há outros exemplos de presentes. Por exemplo:

  • Vinho com carta escrita à mão pelo dono da empresa;
  • Kits de taças;
  • Charutos.

Cada presente vai depender da cultura e relacionamento com o cliente. Por isso, é importante conhecer seus clientes.

4- Assinatura de e-mail comemorativa

Assinatura de e-mail representa mais do que uma forma de identificar o destinatário.

Isso porque, esse espaço funciona como uma vitrine para sua empresa.

Pois, você pode incluir informações relevantes e estimular o destinatário a visitar um site.

Por exemplo, veja uma de nossas assinaturas especiais divulgando nossos canais de ideias de endomarketing no Telegram:

dia do cliente 2021, assinatura de e-mail comemorativa

Pensando nisso, crie uma assinatura especial para o Dia do Cliente.

Nela, inclua uma homenagem simples do tipo “feliz dia do cliente”, ou um link para uma página especial.

Na página, o cliente pode acessar uma carta homenagem da sua empresa e links para descontos especiais.

Essa é uma das formas mais eficientes de você alcançar todos os seus clientes.

5 – Campanha de indicação

Aproveite o Dia do Cliente para iniciar uma campanha de indicação na sua empresa.

A proposta é simples: seu cliente indica outros clientes e ganha recompensas por isso.

Por sua vez, as recompensas podem ser:

  • Camisetas personalizadas;
  • Canecas;
  • Descontos;
  • Livros;
  • Celulares;
  • Cursos Premium.

Veja aqui um exemplo de página dedicada a indicação de clientes da empresa RD Station.

Essa estratégia serve para reduzir o custo de aquisição de clientes.

Ou seja, o valor comercial investido para conquistar um cliente para sua empresa.

Por meio da indicação, você reduz esse custo e aumenta sua margem de lucro.

Por isso, nada melhor do que lançar seu programa de indicação no Dia do Cliente, certo?

Se quiser saber mais sobre essa estratégia, confira a página do Rodrigo Noll, um dos especialistas no assunto.

Conclusão

Como é bom ser cliente, não é mesmo?

Melhor ainda é ser bem atendido e se tornar fã da empresa.

Então, se sua empresa cumpre esses requisitos você tem tudo para entregar um excelente Dia do Cliente.

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Post by Cristiano Sacramento
Julho 8, 2021

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